Quando se fala em vantagens competitivas na indústria, logo se associa esse importante objetivo às soluções que envolvem a tecnologia.
Não há como ser competitivo sem considerar no dia a dia das operações fabris:
- custos operacionais
- agilidade nos processos
- precisão e qualidade
- segurança
- dados confiáveis para a tomada de decisão
O Brasil vive um bom momento no que se refere a sua posição no ranking econômico mundial, quando conseguiu, em 2023, de acordo com os dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), alcançar a nona posição.
Nosso país subiu duas posições na escala e de acordo com o FMI e deverá até o ano de 2026 se tornar a oitava economia do mundo. No entanto, apesar dos bons números, ainda precisamos melhorar muito no quesito competitividade.
Neste post, apresentaremos detalhes de como a tecnologia traz vantagens competitivas na indústria. Continue lendo e saiba mais a esse respeito.
O papel das tecnologias nas vantagens competitivas na indústria
Adotar ferramentas tecnológicas que contribuem para que se possa alcançar vantagens competitivas na indústria é uma necessidade que faz toda a diferença nos resultados.
Sabe-se que hoje é o mercado quem dita os preços, as margens, portanto, passam a ser conquistadas a partir dos processos envolvendo o chão de fábrica, ou seja, é preciso produzir mais e melhor com menos recursos.
Isso significa que a qualidade, quantidade, controle e eficiência precisam estar presentes no dia a dia da operação, o que significa contar com soluções que possam de maneira efetiva monitorar em tempo real a produção e o desempenho dos equipamentos envolvidos nos processos.
Conheça as tecnologias consolidadas na indústria 4.0
O caminho para a conquista das vantagens competitivas na indústria oferecidas pela tecnologia estão diretamente relacionadas à quarta revolução industrial
A Indústria 4.0, como é conhecida, está totalmente baseada nas soluções tecnológicas disponíveis no mercado que podem transformar e alavancar os resultados dos processos fabris, considerando a otimização dos:
- custos
- recursos
- tempo
Para isso, estão disponíveis soluções que envolvem a automação dos processos, internet das coisas, machine learning e big data.
Descubra como as tecnologias trazem vantagens competitivas na indústria
A partir da utilização dos recursos oferecidos por essas tecnologias, obtêm-se competitivas na indústria.
Isso porque se torna possível acompanhar e avaliar todas as áreas chave da produção industrial, desde o controle de consumo da matéria-prima até a análise de dados dos processos produtivos em tempo real.
Saber o que está acontecendo e poder tomar decisões baseado em fatos e números faz toda a diferença para a conquista dos resultados.
Contar com soluções que efetivamente colaboram com essas necessidades e apresentam dados consistentes contribuem com:
- o aumento da produtividade
- a eficiência nos processos
- a redução de custos operacionais
- a promoção da segurança na linha de produção, etc.
Não há como conseguir melhorias nesse setor sem contar com o monitoramento em tempo real da produção e sem poder desenvolver avaliações do desempenho dos equipamentos no chão de fábrica.
Diferente do que muitos empreendedores imaginam, adotar essas tecnologias deixou de ser um recurso e um privilégio das grandes corporações, portanto, vale a pena conhecer as soluções da AT Software Solutions e poder contar com uma plataforma de soluções avançadas para a indústria!
Imagem: (divulgação)