O que é manufatura inteligente e como funciona?
Tempo de Leitura: 5min

A manufatura inteligente precisa estar presente na indústria, independente do segmento e do porte da empresa.

Percebe-se claramente que o mercado torna-se cada vez mais exigente e competitivo, onde o consumidor exige qualidade dos produtos independente de seu valor comercial e os concorrentes cada vez mais otimizam sua produtividade para diminuir o custo de produção de seus produtos, diminuindo assim seu custo final.

Como consequência dessa realidade, as indústrias precisam se adaptar, tornando rotineiras situações como:

  • personalizações
  • lançamento de novos produtos rapidamente
  • lotes menores
  • alterações frequentes na linha de produção, aumentando assim as trocas de receitas de produção
  • melhor controle de qualidade em seu processo produtivo
  • maior eficiência em seu processo produtivo, diminuindo o custo de produção de forma orgânica

Essa combinação de fatores exige que os setores produtivos revejam seus tradicionais formatos, onde as fábricas inteligentes vão ganhando espaço.

Neste post, apresentaremos o que é manufatura inteligente e como ela obrigatoriamente fará parte da realidade da sua indústria. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!

 

O que é manufatura inteligente?

Manufatura inteligente é um conceito envolvendo softwares e tecnologias que possibilitam a análise de dados em tempo real, utilizando a Inteligência Artificial (IA) no setor produtivo, justamente para melhorar a qualidade do produto e a eficiência do chão de fábrica.

Isso significa linhas de produção automatizadas e melhorias no processo produtivo, ou seja, a adoção de práticas da Indústria 4.0 em sua empresa, utilizando ferramentas e métodos mais recentes já utilizados em outros segmentos, como entretenimento, mercado financeiro e outros.

De acordo com a Sondagem Especial Indústria 4.0, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no final de 2021, 69% das fábricas brasileiras utilizavam alguma das tecnologias digitais que fazem parte desse conceito.

Possivelmente, esse índice deva ter aumentado em 2022, mas, independente disso, o fato é que os empreendedores industriais estão atentos às soluções tecnológicas que venham favorecer o chão de fábrica e a gestão de seus negócios.

 

Como a manufatura inteligente funciona?

A manufatura inteligente funciona a partir da adoção de softwares que compõem a camada  MES, sigla do inglês Manufacturing Execution System.

Esse sistema atua diretamente nas linhas de produção, colaborando para o sucesso dos processos, pois possibilita:

  • importação dos parâmetros de produção, como pedidos e prioridades, de um sistema uma camada acima, ERPs, tais como SAP, Protheus, Dynamics, etc.
  • importação de dados de outros sistemas (controle de estoque, equipes de trabalho, etc.)
  • coleta automática de variáveis de processo, direto de suas máquinas ou inputs operacionais
  • armazenamento de dados como: tempo de máquina, recursos utilizados, materiais e insumos desperdiçados, etc.
  • instruções para reposição de materiais e trocas de receitas na linha de produção
  • gestão on-line do processo, criando um comparativo com o que deveria produzir e o que está produzindo
  • apontamento de mão de obra

Todas essas informações são fundamentais para que decisões sejam tomadas, quando é possível avaliar se o planejamento produtivo está de fato sendo executado.

Mais do que isso, o próprio MES, a partir dos dados obtidos em tempo real, permite que ações sejam tomadas para correções necessárias e mudanças que venham atender a demanda exigida.

 

Quais os benefícios de investir em um MES?

Investir em um MES significa obter informações confiáveis e precisas que efetivamente colaboram com os resultados da indústria.

Através desses sistemas, sua empresa sabe exatamente o que está acontecendo nas linhas de produção, uma vez que essas ferramentas colaboram com a organização, controle e monitoramento dos processos.

A manufatura inteligente, através dessas soluções, permite que os gestores industriais saibam exatamente como andam os índices de:

  • disponibilidade
  • performance
  • qualidade
  • eficiência dos recursos disponíveis

Em resumo, é possível avaliar se o planejamento realizado está de acordo com o que realmente está acontecendo em um equipamento ou linha de produção.

Através da adoção dessas ferramentas, sua empresa passa a gerir as receitas, avaliar a qualidade das tarefas e produtos, aplicar regras de negócios, rastrear a produção, avaliar o desempenho e fazer o acompanhamento de todos os materiais.

Se a sua indústria ainda não adotou a manufatura inteligente ou deseja melhorar os seus resultados, conheça a AT Software Solutions, uma empresa referência na área de tecnologia que está pronta para avaliar e apresentar soluções personalizadas para o seu empreendimento!

Imagens: (divulgação)